Cremilde Canoa, Educadora, Dirigente Sindical do SPGL |
O acesso à educação é um direito
de todas as crianças. Dada a importância das primeiras aprendizagens é
atribuído à educação de infância um papel relevante na promoção de uma maior
igualdade de oportunidades relativamente às condições de vida e aprendizagens
futuras.
As
Orientações Curriculares para a Educação Pré‐Escolar são o alicerce pedagógico
da educação de infância, centrando‐se no desenvolvimento e aprendizagem das
crianças que frequentam o jardim de infância. Para a sua concretização exige-se
aos docentes da educação pré-escolar importantes responsabilidades pedagógicas.
Hoje, mais do que nunca, ser Educador(a) de
Infância é acentuar o profissionalismo e valorizar a componente educativa, assumindo-a como
vertente fulcral no processo ensino/aprendizagem que se inicia na educação
pré-escolar; é reforçar sem preconceitos a prática pedagógica assente nas
Orientações Curriculares; é
ensinar a desenvolver as capacidades, promovendo novas aprendizagens em
contextos de intencionalidade educativa; é permitir às crianças poderem aprender a
participar no seu mundo e contribuir para ele com a sua criatividade,
sensibilidade e espírito crítico; é, tal como qualquer outro docente, planificar, programar,
avaliar e reformular a atividade curricular.
Deste modo, há que
dignificar, valorizar e reafirmar o papel dos(as) Educadores(as) de Infância
como agentes ativos do sistema de educação e ensino e como docentes de pleno
direito.
Conseguir-se reconhecer a essência da docência na
educação pré-escolar é, entre outras coisas, uma forma de estar crítica e
combativa.
Cremilde Canoa
#UMSPGLAINDAMAISFORTE
@UMSPGLAINDAMAISFORTE
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