terça-feira, 19 de março de 2019

Num processo de reflexão, descobri várias razões para apoiar "Um SPGL ainda mais FORTE"

Porque apoio esta lista…? 

Num processo de reflexão, descobri várias razões para a apoiar…todas elas, sob o meu ponto de vista, válidas! 

A primeira é a de que defendo um sindicalismo democrático, plural, que construa com os que representa aquelas que são as prioridades reivindicativas e respetivas lutas. O meu sindicato é, hoje, um sindicato plural, mas só o é porque teve gente nas suas direções que abriram caminhos para que as várias sensibilidades pudessem ter espaço de debate, de reunião, sem que tal fosse motivo de exclusões, de silenciamentos. É verdade que nem sempre as coisas são fáceis, a diversidade de opiniões é isso mesmo: diferente consoante o olhar de quem vive a situação, mas um sindicato que permite isto, é o sindicato em que eu me revejo! 

Maria Deolinda Martin, Professora aposentada
A segunda é que há 4 anos apoiei uma lista alternativa, com ideias que considero completamente atuais, embora a opinião dos professores, então, não as tivessem elegido como as melhores: ontem e hoje defendo que as escolas precisam de um outro modelo de gestão, democrático, rejeito a municipalização porque penso que há competências que não devem sair do âmbito do ME, nomeadamente a definição do Currículo Nacional e a colocação dos docentes, defendo que a profissão docente é uma profissão de desgaste rápido e como tal deve ter direito à antecipação da reforma, completa… Há tanto por recuperar e ganhar depois de tantos ataques feitos à classe… 

A terceira é a de que quando entrei na direção do sindicato, há cerca de 2 décadas, entrámos vários, jovens, e fizemos caminhos de construção de profissão, de Escola Pública, em coletivo, que permitem hoje que nos identifiquemos como camaradas independentemente das nossas diferenças em termos de ideias, de entre eles está sem dúvida o José Costa, referência nas escolas, que considero será a estabilidade e o rejuvenescimento de que o SPGL precisa. Estabilidade porque conhecedor das fragilidades que hoje o movimento sindical enfrenta e portanto capaz de, em coletivo, encontrar resposta de futuro. Rejuvenescimento, porque ainda longe da sua almejada reforma terá espaço para consolidar caminhos, abertura para os negociar. 

Não há caminhos de liberdade e democracia sem o movimento sindical, por isso apoio esta lista para que o “SPGL seja um sindicato ainda mais forte!”

Maria Deolinda Martin

#umspglaindamaisforte
@umspglaindamaisforte

Sem comentários:

Enviar um comentário