domingo, 5 de maio de 2019

Foram 45 anos de dignidade e de ação deste grande Sindicato

Augusto Pascoal
Foi uma noite de quinta-feira memorável, a de 2 de maio de 1974, desde logo na minha Escola, onde supostamente teria lugar a Assembleia Geral, no ginásio da Manuel da Maia. Cedo percebemos que aquela sala enorme era minúscula para acolher os milhares de Professores que chegavam. Feitos alguns contactos, conseguiu-se a disponibilidade do então Pavilhão dos Desportos, no Parque Eduardo VII, para onde nos deslocámos como pudemos. A Assembleia Geral, convocada sobretudo por Colegas dos "Grupos de Estudo" que constituiu o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e do Sul, mais tarde SPGL, depois de, em Beja passarem a existir o SPGL e o SPZS, começou por volta da uma da manhã do dia seguinte, Presidida pelo Professor Lindley Cintra.

Nessa noite começou a vida do nosso fantástico, plural e abrangente Sindicato, que ontem completou 45 anos. Antes de termos criado a FENPROF, no dia 27 de abril de 1983, foi o SPGL que assumiu a defesa da Escola Pública e dos Professores, protagonizando a luta intransigente pela defesa da Gestão Democrática e a dignidade da profissão docente. Foi assim que no dia 2 de fevereiro de 1978, convocou, sozinho, a primeira greve de Professores contra as medidas que o Ministério de Soutto Mayor Cardia se preparava para desencadear. Esta primeira greve de toda a Função Pública, com uma adesão superior a 85%, foi uma manifestação da força e da expressão do SPGL junto da classe, conhecido, a nível nacional, como O Sindicato dos Professores.


Foram 45 anos de dignidade e de ação deste grande Sindicato, que agora a Lista S se propõe continuar.


Desejo que nos próximos anos sejamos os Corpos Gerentes do SPGL.


Augusto Pascoal

3 comentários:

  1. Augusto Pascoal, uma referência no movimento sindical dos professores e no SPGL.
    Conheci o seu trabalho, a sua dedicação e a sua competência quando acompanhou em 1977/78 a Escola Visconde Juromenha onde eu leccionava, em que 70 professores provisórios fomos sujeitos a um processo indigno e arbitrário de suspeição e exclusão por parte do Ministério de Educação da altura. Foi uma batalha dura e demorada, mas vencemos.
    É um orgulho estarmos hoje na mesma lista - a Lista S - candidata às eleições do nosso sindicato o SPGL.
    Somos Lista S - Um SPGL ainda mas Forte.

    ResponderEliminar
  2. Há que anos que te não via, Amigo Pascoal. Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  3. E um orgulho para a filha e neta <3

    ResponderEliminar