segunda-feira, 13 de maio de 2019

Quanto vale a Lista S?

Estamos na recta final da campanha para as eleições no nosso Sindicato. E espero sinceramente que o projeto com que nos apresentamos - Um SPGL ainda mais Forte – seja vencedor. 

Almerinda Bento, Professora Aposentada
Sou professora aposentada, mas tal como se costuma dizer que “quando se é professor/a se é professor para o resto da vida”, a minha ligação ao SPGL manteve-se como necessidade de vínculo a uma associação a quem dediquei anos da minha intervenção e ligação sindical, como reconhecimento pelo combate por direitos de uma classe tão relevante como é a docente e como forma de resistência num contexto social em que o individualismo e o salve-se quem puder são as marcas dominantes. 

E estou nesta Lista S, porquê? Porque é Séria. Porque é Sólida. Porque tem um conjunto de homens e mulheres que têm sido referências Sindicais na vida de muitos professores ao longo de décadas e que têm acompanhado lutas memoráveis e duras dos tempos de Sotto Mayor Cardia, de Manuela Ferreira Leite, de Maria de Lurdes Rodrigues, de Nuno Crato e do atual Ministro da Educação. Não apenas aqueles e aquelas que vemos nos telejornais porque acompanham as negociações mais difíceis com o poder, mas aqueles e aquelas que estão nas escolas, que vão às escolas, que informam, que esclarecem, que mobilizam, que aceitam críticas… aqueles e aquelas que não sendo mediáticos, são conhecidos/as nas escolas pelos colegas. É o caso do José Costa, candidato a presidente pela Lista S, professor na EB do 2º e 3º Ciclos José Afonso em Alhos Vedros, membro da atual direção, do Conselho Nacional da FENPROF e da União de Sindicatos de Setúbal da CGTP-Intersindical. Ele é uma excelente escolha para liderar uma grande equipa que quer ser ainda mais forte e que é constituída na sua grande maioria por docentes sindicalistas da actual Direcção do SPGL. São experientes, conhecedores, são Sindicato. 

A presença de jovens sindicalistas nesta equipa experiente é um motivo de satisfação e de certeza de que o testemunho de um Sindicato com 45 anos está a ser passado. Os professores sabem que a luta que travam pela escola pública e pelos seus direitos é dura, demorada e complexa e que para tal precisam ter a seu lado pessoas credíveis, lutadoras, determinadas, de confiança. 

Dia 16 de Maio vamos votar Lista S – Um SPGL ainda mais Forte! 

Almerinda Bento 

Professora aposentada 

Sócia 27247

Sem comentários:

Enviar um comentário