quinta-feira, 4 de abril de 2019

Um SPGL ainda mais forte, porque somos TODOS professores

Margarida Caldeira, Professora
Sou professora por vocação, por opção e de coração, com muito orgulho. Regozijo-me com o sucesso dos meus alunos e fico frustrada com os seus fracassos e mais ainda com o abandono escolar. Esta profissão nem sempre é fácil e o facto de ser socialmente cada vez menos reconhecida torna-a ainda mais difícil.

A minha causa é e tem sido sempre, ao longo de cerca de 20 anos de carreira, a Educação e, por inerência, os professores. Para mim, SOMOS TODOS PROFESSORES, do público ou do privado, contratados ou do quadro, trabalhamos para e pelos alunos. Nos últimos anos, o SPGL tem vindo a perceber isso mesmo e, de facto, todos precisamos de um sindicato ativo e atento, eu diria mesmo que, mais do que nunca, é necessário que o SPGL tenha ligação à realidade, ao terreno, que se assuma como um sindicato combativo e resiliente.

O SPGL é, provavelmente, o único sindicato de professores que, sendo um acérrimo defensor da Escola Pública e dos seus professores, não se esqueceu nem deixou cair os professores do privado, do ensino artístico especializado e das escolas profissionais que também atravessam momentos difíceis em termos de dignidade profissional. O SPGL tem pedido a nossa colaboração, tem-nos ouvido, porque estamos nas escolas e vivemos o seu dia a dia, porque fomos confrontados com um Contrato Coletivo de Trabalho, subscrito por outra federação sindical, que, no fundo, discrimina os professores conforme o local onde trabalham. Os das escolas profissionais privadas, como eu, somos os mais prejudicados e, no entanto, por ironia, trabalhamos com a oferta formativa que o Governo tem vindo a enaltecer e a promover – o Ensino Profissional.

Por tudo isto, por esta postura assertiva e interventiva do SPGL, por esta visão plural do que é ser professor, quando me foi proposto que integrasse este projeto, considerei que era meu dever fazê-lo, porque acredito num SPGL ainda mais forte. Sou sócia deste sindicato quase desde o início da minha carreira, há pouco mais de 20 anos. Ao longo dos anos tenho participado nas ações em que considero que a minha colaboração é importante e pode ser útil. É neste sentido e com este espírito que aceito o desafio de integrar este projeto.

Um sindicato em que todos os professores têm voz, é esse o sindicalismo em que acredito, é isso que faz o SPGL ainda mais forte.

Margarida Caldeira

#UMSPGLAINDAMAISFORTE
@UMSPGLAINDAMAISFORTE

Sem comentários:

Enviar um comentário